Escudo
O escudo simboliza a defesa diante de ataques, críticas ou pressões. É a imagem da proteção ativa, da barreira erguida para preservar a integridade em meio ao confronto. Diferente da folha de arruda, que evoca uma proteção mais sutil e simbólica, o escudo representa a resistência direta: ele não afasta apenas as influências, mas intercepta o golpe e impede que ele atinja seu alvo.
Na vida, todos carregamos escudos invisíveis. Eles se manifestam nas justificativas que damos, nas posturas que assumimos, nos limites que traçamos para nos preservar de dores ou injustiças. Às vezes, o escudo é necessário e vital; outras vezes, pode se tornar um peso, quando nos fechamos demais e deixamos de permitir a aproximação genuína do outro.
No Jogo do Conflito, a carta escudo permite bloquear quando o recurso de outro jogador é aplicado contra você. Ao ser usada, ela muda o ritmo da rodada e provoca reflexões sobre a defesa: quando ela é um ato de coragem e autocuidado e quando se torna um bloqueio que impede o diálogo de fluir. O escudo lembra que, nos conflitos, saber se proteger é tão importante quanto saber se abrir.


Jogo do Conflito
Aviso Legal | Termos e Condições | Políticas de cookies
Jogo do Conflito © 2021. Todos os direitos reservados