Recursos

Se os arquétipos revelam nossas posturas nos diálogos e os temas definem os assuntos em pauta, os recursos são os elementos que temperam a experiência do Jogo do Conflito. Eles funcionam como cartas especiais que podem interromper, proteger, desafiar ou transformar o rumo da conversa, trazendo imprevisibilidade e novas camadas de significado à dinâmica.

Cada recurso carrega um simbolismo próprio, inspirado em imagens, objetos ou estados de espírito que remetem a práticas culturais, psicológicas e espirituais. Ao entrar em jogo, eles convidam os participantes a lidar com o inesperado: o silêncio que pausa uma discussão, o espelho que devolve uma reflexão, o escudo que protege, ou até o ouro de tolo que questiona o valor das certezas.

Mais do que ferramentas lúdicas, os recursos também são metáforas vivas. Eles nos lembram de que nos diálogos reais — assim como no jogo — sempre existem elementos externos que influenciam nossas interações: pausas, símbolos, proteções, armadilhas ou oportunidades.

Neste capítulo, você conhecerá os 9 recursos do Jogo do Conflito, cada um com sua explicação simbólica e orientações práticas de uso. Eles são cartas que trazem surpresas e desafios, mas sobretudo abrem espaço para criatividade, humor e estratégia no processo de jogar.

Como funcionam os recursos?

  • A cada rodada, o sistema sorteia uma carta-recurso secreta para cada jogador.

  • Cada carta-recurso representa uma possibilidade estratégica diferente, como silenciar um jogador.

  • A carta-recurso pode ser utilizada apenas uma vez durante a rodada.: use com sabedoria.